Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

Arquivo Histórico Regional - Passo Fundo

AHR Logotipo
AHR Logotipo

Servir como local de guarda, conservação, restauro para a documentação da Região Norte do Estado do Rio Grande do Sul e, sobretudo, ser vetor para a produção do conhecimento para pesquisadores da cidade e região.

Instituição pública vinculada ao Programa de Pós-graduação em História da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Acervo:  é subdividido em seções, de acordo com a proveniência dos conjuntos documentais. 

Arquivos de Comunicação Social - conjuntos de periódicos editados pela imprensa, por empresas e associações: jornais, revistas, informativos, almanaques. São também as publicações não periódicas editadas sob a responsabilidade de órgãos da imprensa: coletâneas de literatura, manuais de redação, obras impressas em fascículos. São, ainda, as publicações não periódicas editadas pela imprensa, por empresas e associações com o objetivo de informar sobre atualidades e de noticiar eventos: álbuns comemorativos, álbuns de sociedade, guias turísticos.

Arquivos Públicos - Conjuntos de documentos produzidos por órgãos governamentais no exercício de suas atividades. São discursos, portarias, acórdãos, livros de protocolo, correspondências. No Arquivo Histórico Regional (AHR), é possível encontrar documentos produzidos pelos três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário - nos três níveis de sua atuação – federal, estadual e municipal. No nível estadual e municipal, o AHR concentra seu acervo exclusivamente na documentação produzida pelos governos do Rio Grande do Sul e de Passo Fundo.

Prefeitura Municipal de Lagoa Vermelha - São partes dos conjuntos de documentos produzidos no município de Lagoa Vermelha – RS por órgãos governamentais (Executivo, Legislativo e Judiciário) no exercício de suas atividades, no período entre o final do século XIX e a década de 1960. São exemplos, os discursos, os editais, as portarias, os requerimentos da Prefeitura Municipal; o notariado do Juizado do Termo de Lagoa Vermelha ou as correspondências da Delegacia de polícia.

7ª Semana Nacional de Arquivos - Exposição "O Acervo e o documento mais antigo" 

00:00:00/00:00:00

Arquivo Histórico Regional - Passo Fundo

A iniciativa do Caminhos dos Arquivos para o ano de 2023 e a Semana Nacional de Arquivos, atendendo à temática "Arquivos - Territórios de Vidas", é a proposta dos parceiros do Projeto elaborarem de um vídeo apresentando a insituição, o acervo e o documento mais antigo.

  • Endereço: Universidade de Passo Fundo - Campus I da UPF - Subsolo do Prédio IFCH/B4 BR 285, Bairro: São José Passo Fundo/RS CEP: 99052-900
  • Telefone: (54) 3316-8516
  • E-mail: ahr@upf.br
  • Horário de Funcionamento: 08h às 11h30min e das 13h30min às 17h30min, de segunda a sexta-feira.
  • Equipe: 2 historiadoras e três estagiários do curso de História. Coordenação:  Profª Drª Gizele Zanotto Auxiliar: Bruna Zardo Becker
  • Serviços oferecidos: sala de Pesquisa, visitas guiadas, consulta on-line dos catálogos do acervo.
  • Acesso: permitido, não há restrição.
Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul