Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão

Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami

Logo AHM
Logo Arquivo João Spadari Adami

O Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami tem como finalidade preservar e dar acesso ao patrimônio documental de origem pública e, também, privada de Caxias do Sul, acervo proveniente de doações da comunidade. A instituição desenvolve pesquisas e publicações, divulgando seu acervo e contribuindo para o conhecimento da história do município, bem como em projetos e parcerias com instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, visando a preservação, acesso e difusão do patrimônio documental sob sua guarda.

Realiza ações educativas, recebendo escolas e instituições de ensino superior para visitas técnicas e temáticas.

Instituição Pública vinculada a Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul.

Acervo: O acervo é composto por documentos de origem pública, ou seja, provenientes da Administração Pública Municipal e de origem privada, provenientes de famílias, empresas, associações, sindicatos, dentre outros. São decretos, leis, correspondências, cartas, passaportes, fotografias, depoimentos, jornais e livros.

• Endereço: Avenida Júlio de Castilhos, 318 Bairro: Nossa Senhora de Lourdes Caxias do Sul/ RS CEP 95.010-000
  • Telefone: (54) 3901-1318
  • E-mail: arquivohistorico@caxias.rs.gov.br
  • Site: Link de acesso
  • Redes Sociais: Facebook: www.facebook.com/ArquivoHistoricoMunicipalJoaoSpadariAdami/
  • Horário de Funcionamento: Atendimento interno das 8h às 17 h. Externo das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira.
  • Equipe: 10 (dez) Servidores (Agentes Administrativos e Professores de História) e 03 (três) estagiárias.
  • Acesso: consulta on-line, sala de pesquisa, visita guiada, ações educativas e fornecimento de certidões para fins previdenciários.

Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul