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Retorno do serviço de atendimento ao público externo no APERS

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Comunicado
Comunicado

Comunicamos que a Recepção e a Sala de Pesquisa do APERS serão reabertas e estarão funcionando com características diferenciadas, devido às restrições de segurança, a partir do dia 06/10 das 9h30min às 12h30min e das  13h30min às 16h30min, de segunda a sexta-feira. Em razão da  pandemia da Covid-19, algumas atividades do Arquivo ainda serão executadas em módulo de tele trabalho. A seguir elencamos informações sobre a dinâmica do atendimento presencial para pesquisas e solicitação de certidões.

Recepção

Para atendimento ao cidadão que solicite certidões, a entrada será restrita a uma pessoa por vez, obedecendo aos protocolos de segurança, como a obrigatoriedade da utilização de máscara e distanciamento para o atendimento. Na entrada serão  disponibilizados  álcool em gel para higienização das mãos e serviço de medição da temperatura.

Além disso, excepcionalmente,  a recepção atenderá solicitações de certidões por e-mail (tele-apers@planejamento.rs.gov.br). No email é necessário informar os dados do solicitante, tais  como: nome completo, endereço e CPF, bem como outras informações pertinentes para a localização da certidão, dos tipos: nome das partes, data do registro, município/distrito.

O documento, sendo localizado, será digitalizado e enviado para o e-mail pelo qual foi solicitado e o prazo para atendimento, digitalização e envio do documento é de 24 horas. Os documentos enviados não serão autenticados. A digitalização é apenas uma imagem para fins informacionais e de consulta. Caso haja a necessidade da autenticação, o documento deverá ser retirado no APERS, obedecendo os protocolos de segurança mencionados acima.

Sala de Pesquisa

Retornaremos aos  atendimentos presenciais a partir do dia 06/10/2020, os quais deverão ser solicitados por meio de agendamento, com limitação  do número de pesquisadores por turno. Para segurança do público e servidores, o acesso à Sala de Pesquisa obedecerá às seguintes regras: 

  • A solicitação dos documentos será realizada apenas pelo email saladepesquisa@planejamento.rs.gov.br. A busca por documentos poderá ser feita pelo site do APERS https://www.apers.rs.gov.br/busca-e-solicitacao-de-documentos;

  • Em resposta, os servidores da Sala de Pesquisa incluirão a solicitação no sistema do APERS e a encaminharão à área de Busca e Rearquivamento, a qual  fará a separação dos documentos solicitados. De acordo com o Jornal of Hospital Infection (https://www.journalofhospitalinfection.com/article/S0195-6701(20)30046-3/fulltext) o tempo que o vírus da COVID-19 permanece no papel é de 04 a 05 dias. Logo, reiteramos a obrigatoriedade da utilização de máscara e luvas durante a permanência no Arquivo.

  • O APERS preparará uma área de quarentena aos documentos desarquivados para pesquisa e retorno do material ao acervo após sua  realização.

  • A confirmação do agendamento  será enviada por email, informando a viabilidade de acesso ao  documento, dia e turno da disponibilização do material, e orientações protocolares;

  • É obrigatória a utilização de máscara e luvas dentro da Sala de Pesquisa e nas dependências do Arquivo;

  • O acesso à Sala de Pesquisa será organizado diariamente através de uma agenda interna para recebimento dos pesquisadores;

  • Inicialmente serão admitidos no máximo 05 pesquisadores por turno. O turno da manhã será das 09h30min  às 12h30min e o turno da tarde, das 13h30min às 16h30min;

  • O intervalo do meio dia será dedicado à higienização da recepção, corredores, banheiros e Sala de Pesquisa.

Para mais informações, entre em contato com a nossa recepção pelo telefone (51) 3288-1300.

Na Página https://www.apers.rs.gov.br/servicos-do-apers-na-pandemia você fica atualizado sobre os serviços do APERS no período da pandemia do Covid-19.

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