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Recepção e Sala de Pesquisa do APERS abrirão com atendimento diferenciado

Publicação:

Comunicado
Comunicado

Comunicamos que a Recepção e Sala de Pesquisa do APERS estará funcionando com características diferenciadas e restrições de segurança. Por conta da pandemia e do novo decreto do Estado do Rio Grande do Sul (55.240 e 55.241) algumas atividades do Arquivo ainda serão executadas em módulo de tele trabalho, porém para atendimento ao pesquisador, acadêmico, genealogista e cidadão em geral, seguem algumas informações importantes:

RECEPÇÃO

Será reaberta a partir do dia 14 de maio, amanhã, das 10 às 12 h, e das 13 às 16 h, para atendimento ao cidadão que busque certidões. A entrada será restrita a uma pessoa por vez, obedecendo aos protocolos de segurança, como a obrigatoriedade da utilização de máscara e distanciamento para o atendimento. Na entrada terá álcool em gel para higienização das mãos.

A recepção atenderá solicitações de certidões também por e-mail (tele-apers@planejamento.rs.gov.br).

No email é necessário enviar os dados do solicitante: Nome completo, endereço e CPF, e as informações pertinentes para a localização da certidão: nome das partes, data do registro, município/distrito.

O documento será digitalizado e enviado para o mesmo e-mail que foi solicitado o documento. Mantenha sua caixa de entrada com espaço suficiente e verifique sua pasta de Spam.

O prazo de atendimento, digitalização e envio do documento é de 24 horas.

Os documentos enviados não serão autenticados. A digitalização é apenas uma imagem para fins informacionais e de consulta. Caso haja a necessidade da autenticação, deverá retirá-lo no APERS, obedecendo os protocolos de segurança mencionadas na presente notícia.

SALA DE PESQUISA

A Sala de Pesquisa será "reaberta" em módulo remoto, ou seja, o APERS fará o atendimento dos pesquisadores através das solicitações feitas no APERS Móvel, pelo e-mail saladepesquisa@planejamento.rs.gov.br, e realizado o envio do documento digitalizado.

A Sala de Pesquisa permanece fisicamente fechada até novas orientações.

O usuário fará a pesquisa do documento pelo nosso site (orientações da pesquisa e como realizar a busca neste link https://apers.rs.gov.br/busca-e-solicitacao-de-documentos. No e-mail deverá constar os dados do documento que está solicitando. O APERS retornará o e-mail com as informações de localização do documento juntamente com o Termo de Responsabilidade do Pesquisador (em caso de pesquisadores novos). O Termo deverá ser reenviado preenchido e assinado. Após o cadastro, o APERS iniciará a busca do documento, digitalização e disponibilização. As imagens digitalizadas serão indexadas em nosso sistema, e poderão ser recuperados pelo módulo de Pesquisa Online de Documentos em nosso site.

O prazo de disponibilização do documento dependerá da demanda de solicitações.

O APERS se resguarda o direito de avaliar a situação do documento solicitado para realização da digitalização. Documentos muito frágeis ou que estão necessitando qualquer outro cuidado para manter o suporte e informação, não serão disponibilizados.

Os documentos enviados não serão autenticados. A digitalização é apenas uma imagem para fins informacionais e de consulta.

Para mais informações, entre em contato com a nossa recepção pelo telefone (51) 3288-1300.

Conheça o site onde o Estado informa o monitoramento das regiões, em https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br

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