Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão
Início do conteúdo

Mostra de Pesquisa do APERS

Com o propósito de possibilitar a produção de conhecimento, a partir da realização de pesquisas com base em fontes primárias arquivísticas ou em documentação salvaguardada em demais instituições de memória, o Arquivo Público instituiu, em 2003, a Mostra de Pesquisa do APERS como um dos projetos da Instituição.

Sendo assim, a Mostra de Pesquisa do APERS proporciona um espaço para apresentação, exposição e discussão de trabalhos científicos na área das ciências humanas, destacando o relevante papel que exerce como espaço de difusão  da recente produção intelectual nestas áreas, promovendo a interação entre a comunidade pesquisadora; incentivando a utilização de fontes primárias documentais arquivísticas em trabalhos de pesquisa; e divulgando locais de pesquisas e seus respectivos acervos documentais.

A seleção dos trabalhos obedece às normas de um regulamento público e são submetidos à  avaliação da Comissão de Seleção e Organização da Mostra, composta por representantes do APERS, da Associação Nacional de História, Seção Rio Grande do Sul (ANPUH-RS), da Associação de Arquivistas do Rio Grande do Sul (AARS) e da Associação de Amigos do APERS (AAAP-RS).

Da parceria com as instituições que compõem a Comissão, surgiu a  oportunidade de socialização do conhecimento sobre as mais diversas temáticas e distintos contextos históricos. São acadêmicos de graduação e de pós-graduação, professores da educação básica e superior, servidores e funcionários de instituições públicas e privadas e pesquisadores sem vínculos ou filiações, que se empenham na tentativa de responder questões relacionadas aos problemas de pesquisa e respectivas hipóteses relacionadas ao patrimônio histórico e cultural.

Além da apresentação das pesquisas no evento, a Mostra proporciona ao pesquisador a possibilidade de divulgação de seus trabalhos nos Anais, publicados ao final de cada evento, desde a sua V edição, ampliando o alcance de divulgação.

Em 2014 a Mostra passou a acontecer bianualmente, de modo que, neste ano de 2020, chegamos à 15ª edição do evento. Assim, o APERS, órgão responsável  pela custódia da documentação histórica produzida pelo Poder Executivo do Estado, materializa o comprometido com as políticas de difusão de pesquisas a partir de acervos e de instituições de guarda de conjuntos documentais.

Em 2020 a décima quinta edição da Mostra de Pesquisa acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de setembro. Em razão da pandemia, o evento será online com transmissão pela página do Facebook da Instituição. Haverá emissão de certificado de participação como ouvinte.

Serão apresentados 19 trabalhos, dos quais 3 em formato de pôster. Confira a exposição abaixo. Clique sobre cada banner para ampliar a imagem. Para baixá-los, clique com o botão direito.

Documentos relacionados:

04/03/2020 Publicação do regulamento

01/07/2020 Trabalhos selecionados

08/07/2020 Alteração do regulamento | Cronograma

19/08/2020 Programação do evento

Notícias relacionadas:

05/03/2020 Participe da XV Mostra de Pesquisa do APERS

13/05/2020 Prorrogação do prazo para envio de trabalhos

01/07/2020 Trabalhos selecionados para a XV Mostra de Pesquisa

08/07/2020 Alteração do cronograma do evento

19/08/2020 Programação da XV Mostra de Pesquisa do APERS

Para acessar os Anais das edições anteriores, acesse a página de Publicações do APERS.

Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul