Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

APERS na 5ª Semana Nacional de Arquivos

Publicação:

APERS na 5ª Semana Nacional de Arquivos
APERS na 5ª Semana Nacional de Arquivos

Você sabia que dia 09 de junho é o Dia Internacional de Arquivos? Uma data celebrada em todo o mundo ao longo de uma semana especial, com promoção do Conselho Internacional de Arquivos (ICA) e de diversas organizações da área. No Brasil, o Arquivo Nacional impulsiona a Semana Nacional de Arquivos, que em 2021 está em sua 5ª edição e ocorrerá de 07 a 11 de junho, com eventos diversos realizados em todo o país, inspirados pelo tema "Empoderando arquivos".  E nós do APERS não poderíamos ficar de fora dessa, não é mesmo? Conheça nossa programação na 5ª SNA:

Programação - APERS na V Semana Nacional de Arquivos

A V SNA também é tempo de difundir o projeto "Caminho dos Arquivos", que nasceu em edição anterior da Semana e desde então mantém-se ativo. Acesse nossa EXPOSIÇÃO VIRTUAL clicando aqui.

Confira os detalhes da programação, coloque em sua agenda e em breve nos encontramos para debater e construir alternativas para o fortalecimento da área de arquivos.

07.06 - 14h | LGPD e Arquivos Públicos: diálogos para o acesso à informação

Mediação: Caroline Acco Baseggio (historiadora / APERS)

Participantes:

  • Jeferson Rech Padilha (Diretor do Departamento de Governança de TIC/SPGG)
  • Lenora Schwaitzer (Ciência da Informação/UFES) 
  • Clarissa Schmidt (Arquivologia/CI/UFF)

Ementa: a partir de um panorama sobre a LGPD no Rio Grande do Sul e os esforços que vêm sendo empreendidos para adequar o poder público estadual à Lei, pretende-se abordar seus impactos sobre as instituições arquivísticas públicas, considerando o papel das mesmas no âmbito da gestão documental, do direito à memória, à história e à produção de conhecimento. Deseja-se ancorar tal reflexão na mudança de paradigma consolidada pela Lei de Acesso à Informação (LAI) em matéria de transparência pública, uma vez que o amplo acesso passou a vigorar como preceito geral, a caminho de superar em nosso país uma arraigada cultura de sigilo. Nesse sentido, entender o contexto social e o marco jurídico que amparam a publicação da LGPD, assim como suas repercussões frente à teoria e a legislação arquivística, torna-se salutar para sua apropriação positiva por parte dos arquivos, sempre visando aprofundar o acesso à informação como um dos pilares do estado democrático de direito.

08.06 - 16h | Documentos públicos produzidos em tempos de pandemia: perspectivas para gestão documental e preservação

Mediação: Juliano Balbon (Arquivista chefe da Divisão de Gestão Documental/APERS)

Participantes:

  • Sandra Patrícia Moresco (Presidenta Comité Regional de Memoria del Mundo para América Latina y el Caribe)
  • Thiago Lima Nicodemo (Coordenador / Arquivo Público de São Paulo)
  • Clarissa Sommer Alves (Historiadora / APERS)

Ementa: Propõe-se a presente mesa como espaço para refletir sobre o papel das instituições arquivísticas públicas e de seus profissionais diante da grave crise sanitária e humanitária deflagrada pela pandemia de COVID-19, e sobre a construção de estratégias viáveis para garantir a preservação da mais ampla gama possível de registros dessa experiência histórica, que certamente poderão ser encarados no futuro como documentos fundamentais à gestão de um passado traumático. Nesse sentido, inspirados por iniciativas regionais e globais desenvolvidas com esse propósito e por declarações da UNESCO e do Conselho Internacional de Arquivos (ICA) subscritas por diversas organizações da área de arquivos e do patrimônio, deseja-se compartilhar informações tanto sobre ações já em curso quanto sobre perspectivas à gestão documental, preservação e acesso aos documentos públicos produzidos no contexto da pandemia. 

09.06 - 14h | Oficina Empoderando Arquivos: captação de recursos para projetos

Mediação: Clara Marli Kurtz (Associação dos Amigos do APERS - AAAP-RS)

Participantes:

  • Luiz Sergio Pereira (Presidente da Associação Cultural do Arquivo Nacional - ACAN)
  • Rafael Balle (Diretor de Fomento / SEDAC-RS)

Ementa: O acesso a recursos financeiros é fundamental para empoderar os arquivos e instituições congêneres, entretanto, sabemos que há inúmeros desafios impostos pela realidade atual, permeada pela pandemia de COVID-19 e por políticas de austeridade. Nesse sentido, a oficina visa colaborar para a capacitação de profissionais que prospectam oportunidades de captação para financiamento de projetos, apresentando alternativas expressas em editais, leis de incentivo e programas de fomento a atividades culturais, em nível estadual, nacional e internacional.

Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul