Um blog para recordar: Arquivos & Genealogia
Publicação:

Você sabia que em 2014 o blog do Arquivo Público trouxe uma série de postagens sobre pesquisas genealógicas no nosso acervo, escritas pela genealogista Adriana Weber? Através delas, o interessado pôde conhecer as principais fontes e formas de organizar as informações familiares. O melhor de tudo é que algumas delas podem ser pesquisadas remotamente, mesmo em período pandêmico. É o caso do site Family Search e de parte das habilitações de casamento, disponíveis no site do arquivo. Mas que postagens foram essas?
No dia 22/1/2014, Adriana comparou a elaboração de uma genealogia a uma receita: conhecimentos familiares compartilhados de geração em geração. Os documentos compulsados seriam seus “ingredientes”. Confira aqui.
Em 19/2/2014, a postagem de Weber ensinava os pesquisadores a utilizar o programa Family Search. Confira no link.
No dia 20/3/2014, foram apresentadas as formas de organizar as informações e os softwares disponíveis para pesquisa genealógica. Para ler, clique aqui.
Em 23/4/2014, Adriana ensinou as principais características dos registros de nascimento, que compõem o acervo do Registro Civil do Arquivo Público, aqui.
Em 21/5/2014 foi a vez das certidões de casamento serem apresentadas como documentos a partir dos quais os cidadãos podem reconstituir suas trajetórias familiares, aqui.
Um mês mais tarde, em 18/6/2014, o mesmo foi realizado com as certidões de óbito, aqui.
Por fim, em 23/7/2014, essa “receita” se completou com as habilitações de casamento. Acesse clicando aqui. Vale lembrar que parte delas encontram-se disponíveis digitalizadas no site novo do Arquivo, podendo ser baixadas a partir da busca aqui.
De uma forma muito bem-humorada, Adriana Weber nos deu uma “receita” de como fazer genealogia, que pode ser útil a todos os cidadãos. Em 2020, essas dicas ainda são muito úteis, e por isso, é importante fazerem parte das postagens em nossa categoria "Um blog para recordar". Boa leitura!