STI e Arquivo Público realizam primeira reunião geral sobre implantação do SEI no Estado
Publicação:

Por ASCOM/ SPGG - Edição Divulga APERS
Na sexta-feira (23/5), representantes de diferentes setores da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) participaram da primeira reunião geral do órgão sobre o Plano de Implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no Estado do Rio Grande do Sul. O encontro online foi comandado pela Subsecretaria de Governança e Estratégia de TIC e Digital (STI) e do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS), responsável pelas parametrizações de gestão documental no sistema.

O SEI, definido como um sistema de produção e gestão de documentos e processos eletrônicos, está sendo implantado no Estado a partir de projetos-pilotos. A primeira parte da reunião destacou as vantagens do uso da ferramenta, como interface intuitiva e unificação de formatos, além de detalhar os passos para a expansão do SEI no Estado. O chefe da Divisão de Projetos Estratégicos de TI e Comunicação da STI, Arthidor Borges e a servidora Bruna Volkmann Oliveira foram os responsáveis pela apresentação deste segmento.
Na segunda parte do encontro, foram discutidos os trâmites para a gestão documental no sistema, e as parametrizações da Tabela de Temporalidade de Documentos, tipos de processos e documentos, além das modelagens das espécies documentais. O chefe da Divisão de Gestão Documental do APERS, Juliano Balbon, comentou também sobre a importância da padronização dos arquivos eletrônicos ainda nas fases de planejamento e, com a implantação do SEI, a necessidade de identificação, parametrização e produção dos documentos dentro da ferramenta. As dez áreas de mapeamento processual, que incluem gestão de recursos humanos , planejamento, gestão financeira e de patrimônio, também receberam destaque.
A execução da agenda com os pontos focais das subsecretarias da SPGG seguirá nas próximas semanas, focando nas especificidades documentais de cada Departamento e Divisão.