Divisões do APERS têm novos gestores
Publicação:
Novembro inicia com mudanças na chefia das divisões do APERS.
"Estar no APERS é motivo de imensa alegria. Afinal, é uma instituição imensamente reconhecida. Pessoalmente é um desafio muito grande, pois acredito e defendo o acesso às informações públicas e considero que a razão da existência do Aarquivo se concentre nos pilares de acesso, preservação e difusão, justamente a Divisão responsável por esta atividades, na qual estou tendo a oportunidade de trabalhar como gestora", pondera Carla Segatto.

Juliano Silva Balbon, que durante quase um ano coordenou a DIPAD, aceita um novo desafio e passa a chefiar a Divisão de Gestão Documental - DIGED. Integram esta divisão os núcleos de Núcleo de Assessoria em Gestão Documental, de Normas Técnicas e de Tratamento Técnico de Acervos. Trata-se da divisão responsável, por exemplo, pela legislação e normativas em gestão documental do Estado, pelo Sistema de Arquivos do Estado do Rio Grande do Sul - SIARQ/RS, do qual o APERS é gestor, por promover assessorias nos órgãos da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo e pelas políticas de preservação de acervos físicos e digitais.
Juliano Balbon salienta que “estar à frente da DIGED é um grande desafio neste momento em que a Arquivologia está em processo de mudanças significativas no que concerne à gestão e preservação de documentos públicos, seja em suporte papel ou digital, como subsídios para tomada de decisões estratégicas do Estado, e aos esforços na concepção de políticas públicas nas mais diversas áreas, tais como economia, saúde e segurança e também para a memória e a história, indispensáveis para a compreensão de nossa sociedade”. O servidor tem especialização em Gestão em Arquivos e agrega 12 anos de experiência na iniciativa privada.