Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

Arquivo Público do RS organiza programação especial para a 7ª Semana Nacional de Arquivos

Publicação:

#7SNA - Arquivos Territórios de Vidas
-
Por ASCOM/ SPGG

O Arquivo Público do Rio Grande do Sul (Apers), vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), fará parte da 7ª Semana Nacional de Arquivos, com ações que ocorrem entre 5 e 7 de junho. O tema deste ano, Arquivos - Territórios de Vidas, busca estimular reflexões e debates sobre ações e práticas arquivísticas por meio do diálogo entre instituições, sociedade e usuários.

O evento é promovido pelo Arquivo Nacional desde 2017, em comemoração ao Dia Internacional dos Arquivos, celebrado em 9 de junho. A titular da SPGG, Danielle Calazans, participará da abertura do evento, que ocorrerá na terça-feira (6/6) no auditório do Apers, às 14h30min.

Para Carla Segatto, chefe da Divisão de Preservação, Acesso e Difusão do Apers, a semana é importante por difundir as ações culturais e editorais realizadas pela instituição. Ela cita a professora Heloísa Bellotto, referência para a arquivologia brasileira, para dizer que os arquivos devem ir até as pessoas e vice-versa. “Esta é uma grande oportunidade para isso: abrir as portas do arquivo para a sociedade, numa troca de vivências em prol da cultura e da divulgação dos serviços e dos acervos”, complementa.

A programação do Apers, que esteve presente em todas as edições da Semana Nacional de Arquivos, inclui visitas guiadas, exibição de longa-metragem e o lançamento dos Anais da 16ª Mostra de Pesquisa do Apers. Também faz parte do cronograma a palestra de Anaclaudia Silva, arquiteta especialista em engenharia de segurança contra incêndios.

“Ela irá apresentar ações que todos nós podemos e devemos tomar enquanto agentes públicos para evitar situações de risco em nossas instituições. Já vivenciamos isso na esfera estadual, com o incêndio na Secretaria de Segurança Pública, em 2021, e no Museu Nacional do Rio de Janeiro, em 2018”, detalha Carla. 

Os eventos são gratuitos e abertos ao público, para inscrição acesse aqui. A instituição está localizada na Rua Riachuelo, 1031, no Centro Histórico. 

Abaixo, detalhes da programação:

Programação do APERS na #7SNA
Programação do APERS na #7SNA

Comentários

Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul