Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

APERS recebe 1ª reunião presencial do Projeto Documentando a experiência da COVID-19 no Rio Grande do Sul

Publicação:

Projeto Documentando a experiência da COVID-19 no RS - Capa
Projeto Documentando a experiência da COVID-19 no RS - Capa
Por Clarissa Sommer/ APERS

APERS recebe 1ª reunião presencial do Projeto Documentando a experiência da COVID-19, com presença de especialista italiano em História Oral

 Quando o Projeto Documentando a experiência da COVID-19 no Rio Grande do Sul nasceu, estávamos imersos em uma das vivências mais drásticas da história, marcada pelo medo de uma doença nova para a qual ainda não havia tratamento ou vacina, pela dor da morte, pelas incertezas quanto ao futuro, pelo isolamento social. No APERS migramos forçosamente e às pressas para o trabalho remoto, tendo que manter nossas atividades ao mesmo tempo em que aprendíamos a lidar com tecnologias diversas e com toda a apreensão do momento.

O Projeto “Documentando” nasceu, então, fruto do isolamento, e foi construído totalmente de modo virtual. Ainda assim, paradoxalmente, em diversos momentos foi nosso oásis de conexão, solidariedade e parceria. Elaboramos um completo formulário para registrar testemunhos da comunidade sul rio-grandense (por meio do qual você pode compartilhar suas vivências! Participe clicando aqui); escrevemos projeto de pesquisa, termo de compromisso e artigos; pensamos públicos-alvo, roteiros e procedimentos comuns para a realização de entrevistas de história oral; debatemos o uso de softwares e mecanismos de difusão das ações... 

E enfim, esta semana, no dia 14/03, finalmente tivemos nosso primeiro encontro presencial, no Arquivo Público, contando com a presença do professor italiano Alessandro Casellato, da Ca’Foscari Universidade de Veneza e ex-presidente da Associação Italiana de História Oral. Alessandro está no Rio Grande do Sul para realizar estudos dos pós-doutorado na UFRGS e foi incentivado pela professora Carla Simone Rodeghero (História/UFRGS) a conhecer o APERS e trocar experiências com a equipe do projeto.

Participantes do encontro presencial no APERS
Participantes do encontro presencial no APERS

Nesta oportunidade, além de Alessandro e Carla, puderam estar presentes Beatriz Teixeira Weber (Prof.ª História/UFSM), Clarissa Sommer Alves (Historiadora/Arquivo Público), Dante Guimaraens Guazzelli (Prof. História/EMEF Porto Alegre), Edna Ribeiro de Ávila (Arquivo do CHC Santa Casa), Marcelo Vianna (Prof. História/IFRS e GT Acervos ANPUH) e Marluza Marques Harres (Prof.ª História/Unisinos). O grupo relatou para o convidado sobre como foi conduzida a construção do projeto virtualmente, sobre os diferentes públicos entrevistados nas diversas instituições, assim como sobre a partilha de momentos difíceis, tanto entre a equipe quanto com os entrevistados e entrevistadas, em uma prática sensível e desafiadora da História Oral, afinal, historiadores e “pesquisados” estavam irmanados no mesmo processo, vivido em tempo real. Alessandro, por sua vez, contou um pouco a respeito de sua longa trajetória de atuação com a metodologia, falou de seus percursos no estado, compartilhando impressões e dicas, como sua admiração pelo amplo acervo de História Oral produzido e preservado pelo Arquivo Municipal de Caxias do Sul, ou o estímulo ao contato com projetos italianos. Após a roda de conversa o grupo fez uma caminhada pelo Arquivo, conhecendo seu conjunto arquitetônico, falando de seus acervos e atividades.

 Agradecemos pelo engajamento de todos e todas que têm feito do Projeto Documentando uma realidade!

 E você, cara leitora, caro leitor, além de sentir-se convidado a registrar seu depoimento sobre a vida durante a pandemia, também assista às entrevistas de História Oral realizadas pelo APERS, já disponível em nosso canal no YouTube.

Comentários

Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul