APERS em números: janeiro de 2024
Publicação:
Chegou 2024 e prosseguimos com o compromisso do Arquivo Público do Estado do RS: transparência ativa de nossas atividades!
Compartilhamos nesta edição, informações e números da Divisão de Gestão Documental – DIGED e da Divisão de Preservação, Acesso e Difusão - DIPAD, do mês de janeiro.
Divisão de Gestão Documental - DIGED
Assessorias técnicas
Foram realizadas 04 assessorias técnicas, sendo duas delas relacionadas ao tratamento dos acervos das empresas extintas CESA – Companhia de Silos e Armazéns e CIENTEC – Fundação de Ciência e Tecnologia, totalizando 06 horas.
Eliminação de Documentos
Foram recebidos 14 processos administrativos de órgãos e entidades estaduais solicitando autorização para eliminação de documentos, sendo a Polícia Civil, Brigada Militar, Casa Civil, Departamento de Trânsito, Instituto-Geral de Perícias e Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Foram realizadas 04 aprovações e 04 reprovações, sendo solicitado à origem algum ajuste na Listagem de Eliminação.
Abaixo a estimativa de racionalização dos espaços com as eliminações informadas:
Tratamento técnico de acervos
Foram organizadas 173 caixas dos acervos da Companhia de Artes Gráficas – CORAG, Fundação de Economia e Estatística – FEE, e da Fundação de Desenvolvimento dos Recursos Humanos – FDRH.
Divisão de Preservação, Acesso e Difusão - DIPAD
Atendimento ao cidadão, ao pesquisador e temáticas de pesquisa
Indexação de Documentos
Os dados se referem aos metadados inseridos no sistema Administração de Acervos Públicos (AAP) dos acervos do Poder Executivo (Secretaria da Agricultura, Indústria e Comércio) e Judiciário (Comarca de Triunfo - Sede, São Jerônimo, General Câmara e Montenegro e Registro Civil). Foram indexadas, ainda, imagens de habilitações de casamento do Cartório do Registro Civil de São Luiz Gonzaga e São Leopoldo).
Tratamento técnico de acervo
Foi iniciada a organização do acervo do Departamento de Administração do Patrimônio Imobiliário(DEAPE), vinculada à Subsecretaria de Patrimônio do Estado do RS (SPE). Abaixo o número de caixas organizadas considerando guarda permanente, intermediária, bem como as caixas aptas à eliminação.
Em janeiro não tivemos a realização de visitas guiadas nem oficinas de educação patrimonial.