Roda de Conversa: A pandemia de Covid-19, 4 anos depois
Publicação:

A roda de conversa A pandemia de Covid-19, 4 anos depois, a ser realizada em 19 de março, no Centro Cultural da UFRGS, às 18h30min, marca o aniversário do decreto que declarou “estado de calamidade pública em todo o território do Estado do Rio Grande do Sul para fins de prevenção e de enfrentamento à epidemia causada pelo COVID-19” (Decreto Estadual n° 55.128), de 19 de março de 2020). Nos dias, meses e anos que se seguiram, mais de 42 mil pessoas perderam a vida contagiadas pelo novo coronavírus em nosso estado. Elas compuseram o assustador número de mortes que o Brasil registrou durante a pandemia, o qual ultrapassou a marca de 710 mil. Cerca de um mês depois do decreto estadual, começou a ser gestado o projeto Documentando a Experiência da Covid-19 no Rio Grande do Sul, liderado por profissionais do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e ao qual se reuniram mais de uma dezena de instituições de ensino, cultura e guarda de acervos do estado. Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas aqui.
O projeto visou, produziu, difundiu e arquivou relatos sobre as experiências cotidianas, captados enquanto a crise sanitária estava em curso. Apelando para duas metodologias (formulário respondido de forma espontânea – 425 respostas e história oral – cerca de 300 entrevistas), o projeto reuniu registros de centenas de pessoas com perfis socioeconômicos diversos e que vivem em várias regiões do Rio Grande do Sul.
A roda de conversa marcará o encerramento do projeto, contará com apresentação da poetisa Ágatha Rolim e com o lançamento de dois livros. A Covid-19 no Rio Grande do Sul: documentando experiências coletivas é uma obra publicada pelo Arquivo Público enquanto Departamento da Secretaria do Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), que será distribuída gratuitamente. Ela reúne excertos de entrevistas e de respostas dadas ao formulário, selecionados para dar conta de temas como contágio, isolamento social, transformações no tempo, na rotina, no trabalho e nas relações afetivas, ações de solidariedade, gestão da pandemia e cotidiano hospitalar. A segunda obra, História oral da Covid-19: reflexões desde o Rio Grande do Sul, publicada pela editora Letra e Voz, traz um conjunto de análises a partir das entrevistas que tratam de situações de adoecimento e morte, impactos psicológicos da pandemia, percepções sobre a vacina, desafios que acompanharam o ensino remoto em várias universidades e em escolas gaúchas, transformações no mundo do trabalho, políticas de gestão da crise.

Para roda de conversa e o lançamento dos livros espera-se reunir pesquisadores/as das diferentes instituições envolvidas, pessoas que colaboraram com o projeto registrando suas experiências, assim como o público em geral interessado em refletir sobre o tema. Será um momento de compartilhar resultados de um esforço levado adiante por profissionais da História e da Arquivística para responder aos desafios daqueles tempos assustadores, marcados pela insegurança, pelo medo, pela ansiedade, quando se temiam também os efeitos do negacionismo e do esquecimento. O quê? Roda de conversa A pandemia de Covid-19, 4 anos depois
Quando? 19 de março, às 18h30min
Onde? Centro Cultural da UFRGS, Sala Abacateiro (Rua Engenheiro Englert, 333, Porto Alegre/ RS)
Apresentação artística: Poesia com Ágatha Rolim
Livros a serem lançados:
A Covid-19 no Rio Grande do Sul: documentando experiências coletivas, organizado por Carla Simone Rodeghero, Clarissa Sommer Alves, Kelvin Emmanuel Pereira da Silva e Rodrigo de Azevedo Weimer (distribuição gratuita)
História oral da Covid-19: reflexões desde o Rio Grande do Sul, organizado por Carla Simone Rodeghero, Clarissa Sommer Alves e Rodrigo de Azevedo Weimer– R$ 52,00 (aceita-se pagamento via pix)
Contato para mais informações: documentandoacovidrs@gmail.com