Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

Um blog para recordar: arquivistas no APERS Entrevista

Publicação:

Em sentido horário, da esquerda para a direita: Aerta, Carine, Maria Cristina, Rosani e Daniele.
Em sentido horário, da esquerda para a direita: Aerta, Carine, Maria Cristina, Rosani e Daniele.

Em março desse ano lançamos este site, novo mecanismo de comunicação do APERS com a sociedade. Até então, nosso canal de diálogo e compartilhamento de conteúdos era o blog em plataforma Wordpress, função que nos parece ter sido incorporada com sucesso aqui a partir da aba “Comunicação” - “Blog APERS”. Entretanto, por mais satisfeitos que estejamos com nossa nova “casa virtual”, acreditamos que muitas informações e reflexões que tiveram lugar no antigo blog seguem atuais. Nesse sentido, hoje iniciamos a série de postagens "Um blog para recordar", que retoma textos veiculados naquela mídia ao longo dos oito anos em que ela foi alimentada, na expectativa de que nossas leitoras e leitores aproveitem!

Em dia de publicação do APERS Entrevista, achamos interessante começarmos por “resgatar”entrevistas especiais, realizadas em outubro de 2012 para celebrar o “Mês do Arquivista”. Naquela oportunidade foram difundidas cinco conversas, ao longo de cinco semanas. Você recorda?!

No dia 03/10/12 daquele ano foi a vez de Aerta Grazziolli Moscon, atual diretora do APERS. Aerta contou sobre as atividades de organização de acervos como o do Judiciário e dos Tabelionatos, sobre seus primeiros mapeamentos, a implantação do sistema AAP – Administração de Acervos Públicos, e do teleatendimento na Sala de Pesquisa. Naquela ocasião também se encontrava no início o importante projeto de Documentos da Escravidão. Entrevista na íntegra aqui! 

No dia 10/10, a entrevistada foi Carine Melo Cogo Bastos, compondo o quadro de arquivistas do estado do RS com lotação na SUSEPE. Ela relatou sua experiência na área desde os tempos da graduação, passando pela impressão com as disciplinas do curso, pelo estágio curricular no Ministério Público, os desafios diversos enfrentados no mercado de trabalho, até seu ingresso no serviço público, em 2010. Entrevista na íntegra aqui!

Já em 17/10 a conversa foi com nossa servidora Maria Cristina Kneipp Fernandes. Seu relato nos traz um panorama sobre as atividades desempenhadas pelo Arquivo Público e suas transformações desde o início da década de 1990. Nesse período, a instituição consolidou e restaurou seu espaço físico e expandiu suas atividades profissionais, com, por exemplo, a coordenação do Sistema de Arquivos do Estado do Rio Grande do Sul e a criação do sistema AAP - Administração de Acervos Públicos. O Arquivo Público tem sua história e é ótimo contar com a experiência de profissionais que se dedicaram para que a instituição se tornasse o que é hoje. Entrevista na íntegra aqui!

24/10 foi o dia de falar com Daniele Rodrigues Xarão, colega que à época integrava o quadro como arquivista da Divisão de Protocolo, Arquivo e Informações da SARH, Secretaria hoje incorporada pela SEPLAG. Daniele destacou a importância do estágio na graduação, assim como os desafios encontrados ao ingressar no estado, tendo que lidar com uma realidade em que os arquivos são percebidos de modo secundário, há equipes reduzidas e um grande volume de trabalho. Entretanto, finaliza falando da realização profissional e da importância da área para a administração pública. Entrevista na íntegra aqui!

Na última semana daquela série de postagens, em 31/10, a entrevistada foi Rosani Gorete Feron, arquivista que entrou para a equipe do APERS em 1989, foi diretora da instituição por duas gestões, e pode acompanhar o desenvolvimento do Arquivo ao longo de décadas. Ela comenta sobre sua atuação tanto no serviço público quanto no privado, fala da experiência a frente do SIARQ-RS, das conquistas e desafios, e da importância dos arquivistas consolidarem-se como profissionais com expertise em planejar e gerir. Vale ressaltar que atualmente Rosani é presidente da Associação dos Amigos do APERS. Entrevista na íntegra aqui!

Esperamos que retomar tais leituras seja tão prazeroso para nossos usuários, quanto foi para nós. Até a próxima!

Comentários

Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul