Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

Descobrindo o Acervo: A Companhia Carris e a urbanidade de Porto Alegre

Publicação:

Design  Fotografia formato retrato em tons de sépia. Em uma rua de paralelepípedos, sobre trilhos, a traseira de um bonde lotado. Do lado de fora, seis homens viajando pendurados, segurando nas janelas. Ao fundo, parte de um prédio.sem nome
Bonde, década de 1940. Acervo do Museu Joaquim Felizardo. Foto 078f.

Dando continuidade às comemorações dos 250 anos de Porto Alegre, o projeto exposição “Descobrindo o Acervo do Arquivo Público”, apresenta registros da companhia Carris Porto-Alegrense que no mês de junho completa 150 anos de atividade em nossa cidade.

A Companhia Carris Porto-Alegrense é a empresa mais antiga de transporte coletivo do país em atividade e foi fundada em 19 de junho de 1872 pelo decreto n° 4985, assinado por D. Pedro II, iniciando assim suas atividades com bondes tracionados por mulas, passando pelos bondes elétricos, até 1970, e substituídos totalmente por ônibus a motor e os trólebus, esses funcionando somente entre os anos de 1964 a 1969.

“O transporte coletivo é um elemento representativo da dinâmica de uma cidade, é uma das marcas do urbano” (Andreoni, 2002), isso se confirma ao pesquisar o acervo do Poder Judiciário, salvaguardado pelo Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul, nos deparamos com diversos registros documentais referentes à Companhia Carris nos quais é possível identificar os vínculos da empresa com a Capital dos gaúchos. Os processos judiciais explicitam as relações entre patrões e empregados, as cobranças de impostos devidos, os acidentes de trabalho e pedidos de indenizações.

Nessa edição de junho, destacamos em formato de exposição virtual, alguns registros do século XX da Carris, a fim de trazer luz às temáticas relevantes da cidade, bem como a sua transformação e a mobilidade urbana.

Os verbetes dos processos abaixo retratam e contam relatos dos mais diversos assuntos. Vamos descobrir juntos? Clique aqui:

 Carris - Verbetes (.pdf 148,33 KBytes)

Lembrando que para pesquisar esses e outros documentos entre em contato com a Sala de Pesquisa pelo e-mail saladepesquisa@planejamento.rs.gov.br.

Referência:

Andreoni, R. C. Sobre os trilhos do progresso: Porto Alegre despede-se dos bondes (1970). Revista Aedos, [S. l.], v. 3, n. 6, 201

Imagem:

Foto 1: Autor desconhecido. Bonde, década de 1940. Acervo do Museu Joaquim Felizardo. Foto 078f.

Foto 2: Ação da Companhia Carris Urbanus de 1894. Acervo Memória Carris.

Foto 3: Hugo Freyler. Rua dos Andradas, 1912. Acervo do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo. 4757f.

Foto 4 : Autor desconhecido. Avenida Cristóvão Colombo. 1936. Acervo Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo. 423 f.

Foto 5: Acervo Fototeca Sioma Breitman – Ônibus da Carris, década de 1980.

Foto 6: Ônibus da Carris, década de 1970. Acervo Memória Carris.

 

Comentários

Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul