Descobrindo o Acervo: A Companhia Carris e a urbanidade de Porto Alegre
Publicação:

Dando continuidade às comemorações dos 250 anos de Porto Alegre, o projeto exposição “Descobrindo o Acervo do Arquivo Público”, apresenta registros da companhia Carris Porto-Alegrense que no mês de junho completa 150 anos de atividade em nossa cidade.
A Companhia Carris Porto-Alegrense é a empresa mais antiga de transporte coletivo do país em atividade e foi fundada em 19 de junho de 1872 pelo decreto n° 4985, assinado por D. Pedro II, iniciando assim suas atividades com bondes tracionados por mulas, passando pelos bondes elétricos, até 1970, e substituídos totalmente por ônibus a motor e os trólebus, esses funcionando somente entre os anos de 1964 a 1969.
“O transporte coletivo é um elemento representativo da dinâmica de uma cidade, é uma das marcas do urbano” (Andreoni, 2002), isso se confirma ao pesquisar o acervo do Poder Judiciário, salvaguardado pelo Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul, nos deparamos com diversos registros documentais referentes à Companhia Carris nos quais é possível identificar os vínculos da empresa com a Capital dos gaúchos. Os processos judiciais explicitam as relações entre patrões e empregados, as cobranças de impostos devidos, os acidentes de trabalho e pedidos de indenizações.
Nessa edição de junho, destacamos em formato de exposição virtual, alguns registros do século XX da Carris, a fim de trazer luz às temáticas relevantes da cidade, bem como a sua transformação e a mobilidade urbana.
Os verbetes dos processos abaixo retratam e contam relatos dos mais diversos assuntos. Vamos descobrir juntos? Clique aqui:
Carris - Verbetes (.pdf 148,33 KBytes)
Lembrando que para pesquisar esses e outros documentos entre em contato com a Sala de Pesquisa pelo e-mail saladepesquisa@planejamento.rs.gov.br.
Referência:
Andreoni, R. C. Sobre os trilhos do progresso: Porto Alegre despede-se dos bondes (1970). Revista Aedos, [S. l.], v. 3, n. 6, 201
Imagem:
Foto 1: Autor desconhecido. Bonde, década de 1940. Acervo do Museu Joaquim Felizardo. Foto 078f.
Foto 2: Ação da Companhia Carris Urbanus de 1894. Acervo Memória Carris.
Foto 3: Hugo Freyler. Rua dos Andradas, 1912. Acervo do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo. 4757f.
Foto 4 : Autor desconhecido. Avenida Cristóvão Colombo. 1936. Acervo Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo. 423 f.
Foto 5: Acervo Fototeca Sioma Breitman – Ônibus da Carris, década de 1980.
Foto 6: Ônibus da Carris, década de 1970. Acervo Memória Carris.