APERS na 4ª Semana Nacional de Arquivos e o projeto Caminhos dos Arquivos

APERS na 4ª Semana Nacional de Arquivos

www.caminhosdosarquivos.comA já tradicional Semana Nacional de Arquivos (SNA), promovida pelo Arquivo Nacional e a Fundação Casa de Rui Barbosa em comemoração ao 9 de junho, Dia Internacional dos Arquivos, faz parte da agenda da maioria das instituições arquivísticas do país. A data, instituída pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA) em 2007, visa ampliar a difusão de tais instituições e estimular o estreitamento de seus laços com a sociedade. Hoje, dia 8 de junho, começa a 4ª SNA, que se estende até 14 de junho repleta de atrações, todas promovidas em meio virtual considerando o contexto da pandemia de Covid-19.

O APERS, que tem participado de todas as edições da SNA, esse ano engaja-se em especial a partir do projeto de exposição virtual “Caminhos dos Arquivos - Nossas Histórias, Nossas Heranças”. Criado em 2018 como ação dentro da 2ª Semana Nacional de Arquivos, o projeto coordenado pelo Arquivo Público agrega instituições de memória que salvaguardam acervos arquivísticos em todo o estado do Rio Grande do Sul. No ano de seu lançamento promovemos uma exposição presencial que conectava dez lugares de memória da capital em um roteiro, assim como lançamos o site Caminhos dos Arquivos, que ampliava essa conexão no ambiente virtual: eram 25 instituições com informações centralizadas na página. Em 2019, em meio à 3ª edição da SNA, ampliamos nossa rede, chegando a 44 arquivos, museus e memoriais com sua apresentação e exemplares de seus acervos sendo difundidos no site.

Caminhos dos Arquivos: Nossas histórias, nossas heranças
Site Caminhos dos Arquivos

Nos anos anteriores promovemos essa ação virtual interinstitucional em paralelo a atividades presenciais no APERS. Agora, em 2020, participamos com duas ações pela internet. A primeira delas é a atualização do próprio site da exposição, que passa a contar com 20 novos parceiros:  Casa de Memória Edmundo Cardoso, Emater/RS-Ascar, Espaço Memória Marcopolo Valter Gomes Pinto, Memorial do Ministério Público, Museu de Família Alberto Hillebrand, Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul, Museu do Exercito - Comando Militer do Sul, Divisão de Arquivo da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Igreja Positivista do Rio Grande do Sul, Museu Histórico de Rolante, Planetário da UNIPAMPA, Museu dos Capuchinhos, Museu de Comunicação Hipólito José da Costa, Museu Virtual Geológico do Pampa, Museu do Imigrante, Museu e Arquivo Histórico Professor Hermann Wegermann de Panambi, Museu do Colono Borraio Minhas Origens, Hotel Praça da Matriz, Museu e Arquivo Histórico Municipal de Garibaldi, Museu Histórico Municipal de Feliz

Assim chegamos a 64 instituições conectadas pelo projeto. Para conhecê-las, clique aqui! Elas são responsáveis pela organização e disponibilização de documentos ao público pesquisador, sejam eles acadêmicos, cidadãos buscando informações probatórias ou pessoas instigadas a desbravar e conhecer a história de sua família, comunidade, cidade ou região. Na página há uma breve introdução a cada instituição, seus contatos, site e redes sociais, assim como um documento exposto, dando visibilidade ao acervo custodiado.

A segunda ação é a promoção da hashtag #UmArquivoÉ, impulsionada pelo Arquivo Nacional. Estimulamos que nossos parceiros do Caminhos dos Arquivos respondessem, desde o ponto de vista de cada instituição, o que um arquivo é. As respostas serão todas divulgadas em nossas redes sociais oficiais ao longo da semana.  Se você ainda não nos segue, te aguardamos lá: Facebook, Twitter, Instagram.

Live Arquivo Público Mineiro: Arquivos Estaduais: panoramas, horizontes, expectativas
Live SIBI UFBA: Cultura, memória e educação patrimonial em arquivos

Além das atividades promovidas através do “Caminhos dos Arquivos”, o APERS também faz-se presente na 4ª SNA por meio de eventos virtuais promovidos por outras instituições da área. Hoje, às 15h, o arquivista Cléo Lopes, chefe da Divisão de Gestão Documental (DIGED/APERS) participa da conversa “Arquivos Estaduais: panoramas, horizontes, perspectivas”, em live promovida pelo Arquivo Público Mineiro. Já na quinta-feira, 11/06, às 09:20h, a prof.ª Carla Rodeghero (Dep. de História/UFRGS) participa da live “Cultura, Memória e Educação Patrimonial em Arquivos”, promovida pelo Sistema Universitário de Bibliotecas da UFBA, abordando o Programa de Educação Patrimonial UFRGS/APERS.

A 4ª SNA nos traz grandes eventos! Para colaborar com sua difusão, prestigiar nossos congêneres e seguir alimentando a construção de redes entre nós, ao longo da semana vamos compartilhar lives de outras instituições em nossa página no Facebook. Acompanhe e some-se a nós nessa maratona pela valorização dos arquivos no Brasil!