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Programa de Educação Patrimonial UFRGS-APERS é tema de entrevista em destaque na Revista Acervo

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Capa Revista Acervo Usos e usuários de arquivos
Capa Revista Acervo - Usos e usuários dos arquivos

O último número da Revista Acervo, do Arquivo Nacional, traz entrevista com Carla Simone Rodeghero, professora do curso de História da UFRGS, e com Clarissa Sommer Alves, historiadora do APERS, abordando a trajetória do Programa de Educação Patrimonial UFRGS-APERS (PEP). A entrevista está em destaque, inserida no dossiê Usos e usuários de arquivos, cujas editoras foram Ivana Parrela, doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Eliane Cristina de Freitas Rocha, doutora em Ciência da Informação pela UFMG.

A convite da Revista, Francisco Cougo Junior, doutorando do PPG em Memória Social e Patrimônio Cultural da UFPel e professor do Departamento de Arquivologia da UFSM, e Renata Ovenhausen Albernaz, doutora  em  Filosofia e Teoria do Direito pela UFSC e professora da Escola de Administração da UFRGS, entrevistaram as coordenadoras do PEP refletindo sobre o trabalho desenvolvido há mais de uma década no campo da ação educativa em arquivos, conectando universidade, instituição arquivística e comunidade a partir de oficinas de educação patrimonial voltadas à Educação Básica, capacitação de estudantes de graduação como oficineiros e cursos de formação para professores.

Acesso o número da Acervo clicando aqui, e a entrevista em pdf aqui.

Nós do APERS sentimo-nos felizes pelo reconhecimento conferido ao PEP enquanto uma ação de sucesso em prol da difusão arquivística e dos usos educativos do patrimônio cultural, em geral, e do patrimônio documental, em especial. Agradecemos às editoras e aos entrevistadores pela oportunidade de registrar e divulgar nacionalmente um trabalho levado adiante com sensibilidade e engajamento, que valoriza o potencial inerente aos arquivos em conexão com questões sensíveis ao tempo presente, ao ensino de história e à promoção do acesso à informação como um direito democrático fundamental em nosso país.

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