APERS participa da retomada do Projeto Caminhos da Matriz

Caminhos da Matriz
.
Por Divulga APERS

O Caminhos da Matriz é um programa de visitas guiadas que, desde 2009, tem por finalidade aproximar a comunidade do patrimônio histórico-cultural da cidade de Porto Alegre. As visitas ocorrem em instituições de memória e prédios históricos do entorno da Praça Marechal Deodoro, a Praça da Matriz. Interrompido desde 2020, em virtude da pandemia de Covid-19, o Projeto foi retomado em 2024 e a reabertura aconteceu dia 23 de março, sábado, com roteiro que incluiu a mediação de três instituições parceiras do Projeto: Palácio Piratini, Museu Júlio de Castilhos e o Arquivo Público do Estado (APERS), respectivamente.

Cerca de 50 pessoas foram conduzidas pelo historiador do APERS, Gabriel Gaziero, para conhecer um pouco da história da instituição. Especialmente para o Caminhos da Matriz, o acesso aos prédios foi feito pela escadaria histórica, cuja entrada fica ao lado do Theatro São Pedro, e que conecta o Arquivo à praça que dá nome ao evento.

Na visita, foram apresentados os acervos salvaguardados e as características históricas e arquitetônicas dos prédios. O maior destaque foi para a conexão entre o Arquivo Público e a cidade de Porto Alegre durante os governos do Partido Republicano Riograndense na virada do século XIX para o XX, e as respectivas reformas urbanas às quais foi submetida no período. O Prédio I do APERS, de 1912, foi finalizado um ano antes do Monumento a Júlio de Castilhos, e é estrutura arrimo que permite a atual configuração da Praça da Matriz. Também se discutiu o papel da instituição e dos documentos que guarda, os mais antigos remetendo a 1763, para a garantia de direitos e de transparência da administração pública e para a reflexão acerca da memória e da história da sociedade riograndense.

O historiador Gabriel Gaziero apresentando os acervos salvaguardados, as características históricas e arquitetônicas dos prédios - Foto: Juliano Balbon - APERS
O grupo de visitantes do Projeto Caminhos da Matriz no pátio do conjunto arquitetônico do APERS - Foto: Jeferson Monteiro - Museu Julio de Castilhos

O Projeto Caminhos da Matriz

As visitas ocorrerão mensalmente até novembro do corrente ano, sempre aos sábados às 14h. O evento é totalmente gratuito, tendo duração de 3 horas e não há necessidade de agendamento ou inscrição prévia. O ponto de encontro é em frente ao Monumento a Júlio de Castilhos na Praça da Matriz.

A próxima edição do Caminhos da Matriz ocorrerá dia 27 de abril e inclui visita guiada ao Memorial do Legislativo, Memorial do Judiciário do RS e Theatro São Pedro.

Para saber mais sobre as datas e os roteiros, acompanhe o APERS por aqui e nas redes sociais oficiais, bem como o Projeto Caminhos da Matriz.

O APERS recebe com muita satisfação o retorno do Projeto e reforça seu engajamento em ações culturais que promovam a valorização ao patrimônio histórico do Rio Grande do Sul.