Estão abertas as inscrições de trabalhos para a 17ª Mostra de Pesquisa do APERS

Trabalhos podem versar sobre temática livre. As palestras e mesas desta edição farão alusão aos 60 anos do Golpe de 1964.

XVII Mostra de Pesquisa do APERS
. - Foto: Divulga APERS
Por Gabriel Gaziero/ APERS

O Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul convida a comunidade a submeter trabalhos para a 17ª edição da sua Mostra de Pesquisa, a ser realizada nos dias 27, 28 e 29 de setembro de 2024, de forma presencial. O evento bienal pretende fomentar o compartilhamento de conhecimentos de diferentes campos, promovendo a conexão entre pesquisadores, estudantes de graduação, professores universitários e da educação básica, trabalhadores da cultura e de instituições arquivísticas. Está dentro do seu escopo o incentivo à pesquisa em acervos, levando visibilidade e valorização ao patrimônio histórico e documental, aos arquivos, centros de documentação, bibliotecas e museus.

Cronograma XVII Mostra de Pesquisa APERS
Cronograma XVII Mostra de Pesquisa APERS - Foto: Divulga APERS

Em 2024 rememoram-se os 60 anos do Golpe de 1964 e os 45 anos da Lei de Anistia no Brasil. Reconhecendo a importância da reflexão a respeito do passado autoritário do país e do papel dos arquivos para o acesso à informação e a garantia dos Direitos Humanos, o APERS propõe uma edição especial de sua Mostra. Nesse sentido, além de acolher trabalhos dos mais diversos campos de estudo, a 17ª edição da Mostra terá os estudos da ditadura como seu eixo temático principal, ao redor do qual estarão concentradas as mesas de abertura e de encerramento. Também é estimulada a submissão de propostas de trabalhos sobre essa temática.

Os trabalhos encaminhados para apresentação na Mostra de Pesquisa podem versar sobre temática de livre escolha do autor, referente a quaisquer das áreas do conhecimento, desde que produzidos a partir de documentação salvaguardada em instituições de acesso público – como arquivos, centros de documentação, bibliotecas e museus – bem como trabalhos relacionados à gestão de documentos e tratamento de acervos.

As inscrições de trabalhos ficarão abertas até o dia 17 de maio de 2024. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário e incluir um resumo do trabalho a ser apresentado. O regulamento completo e o cronograma com os prazos de cada etapa do processo pode ser consultados aqui, demais informações podem ser encontradas na página da Mostra no site do APERS .

A Mostra, como já tradição, publica os trabalhos apresentados em livro (no formato e-book) até março do ano seguinte à sua realização. Neste ano, serão duas modalidades possíveis para comunicação de trabalhos: resumo expandido e artigo, podendo versar sobre resultados de pesquisa (parciais ou finais) ou relatos de experiência. O prazo para entrega dos textos completos é 09 de setembro de 2024.

A divulgação da programação completa da Mostra e a abertura de inscrições para participação no evento como ouvinte será no dia 28 de agosto de 2024.

A Comissão de Seleção e Organização da Mostra de Pesquisa, em nome do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul, convida a todos para se engajarem nessa iniciativa!