Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

Pesquisa no Acervo

Sala de Pesquisa

Nosso sistema permite duas formas de pesquisa no acervo. A pesquisa nominal possibilita a busca pelo nome das partes envolvidas nos diferentes documentos. A outra possibilidade consiste na pesquisa por fundos documentais. É possível gerar relatórios de todos os documentos de alguns fundos por período. Nem toda documentação está indexada, tendo em vista nosso acervo encontrar-se em tratamento técnico. Para mais informações, entre em contato com a Sala de Pesquisa.

Para solicitação de documentos dos acervos Judiciário, Tabelionato e Registro Civil, consulte o nosso Guia de Solicitação de Documentos Judiciais e seus concessionados Tabelionato e Registro Civil. Para os demais acervos, acesse a página dos catálogos e demais instrumentos de pesquisa.

Solicitação de cópias de certidões e escrituras públicas

A solicitação de cópias de certidões do registro civil e de escrituras públicas lavradas em tabelionatos podem ser feitas de modo presencial na recepção do Arquivo Público, pelo telefone (51) 3288-1300 ou pelo e-mail tele-apers@planejamento.rs.gov.br. É necessário informar os dados completos dos documentos (nome, data de nascimento / casamento / óbito e cartório, para o Registro Civil, ou nome, data da escritura e tabelionato, para os Tabelionatos), uma vez que estes acervos não estão indexados digitalmente.

Regras para pesquisa

O acesso aos documentos em nossa Sala de Pesquisa é autorizado após o pesquisador efetuar seu cadastro e preencher o Termo de Responsabilidade, informando os documentos que pretende pesquisar. O termo pode ser solicitado presencialmente ou pelo e-mail saladepesquisa@planejamento.rs.gov.br.

Conheça nosso acervo: ExecutivoJudiciário, Legislativo, Registro Civil e Tabelionatos.

O APERS disponibiliza cópia de documentos apenas para fins probatórios do acervo do Registro Civíl e escrituras públicas do acervo do Tabelionato.

Contatos:
Horário de atendimento: 8h30min às 12h / das 13h às 17h
Telefones: (51) 3288-1300 (recepção) e (51) 3288-1375 (sala de pesquisa)
E-mails: tele-apers@planejamento.rs.gov.br (recepção) e saladepesquisa@planejamento.rs.gov.br (sala de pesquisa)

Orientações para Utilização da Sala de Pesquisa

Orientações para Manuseio de Documentos na Sala de Pesquisa

Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul