Primeiro “Café da Tarde com o APERS” teve êxito nas redes abordando Arquivos e Humanidades Digitais

Café da Tarde com o APERS: Diálogos sobre Arquivos e Humanidades Digitais

Na semana anterior a equipe do Arquivo Público do RS vivenciou a promoção de seu primeiro evento externo totalmente remoto: o “Café da Tarde com o APERS: Diálogos sobre Arquivos e Humanidades Digitais”, que se demonstrou uma experiência bastante exitosa. Foram três encontros, nas tardes de 29 de junho, 01 e 03 de julho, em que celebramos o incentivo à pesquisa científica e o trabalho interdisciplinar reunindo painelistas de instituições renomadas tanto da região quanto do Brasil e do exterior.

Em 2019 diversos servidores e servidoras do Arquivo engajaram-se na escrita de um amplo projeto para realização de um evento internacional sobre Humanidades Digitais, que se pretendia presencial. A ação tornou-se inviável devido à pandemia de Covid-19, porém o desejo de desenvolver reflexões sobre o tema permaneceu manifesto, motivando o grupo a buscar alternativas. A ideia do evento online surgiu tímida, inicialmente projetada na realização de pequenas lives em formato de conversas virtuais curtas, mas logo se percebeu a oportunidade de reunir profissionais de qualidade que, desde seus locais de produção em universidades e instituições de memória, promovem o avanço das reflexões teóricas, do desenvolvimento e dos usos de metodologias e ferramentas em Humanidades Digitais, conectando áreas distintas do conhecimento.

As lives, realizadas a partir da plataforma StreamYard, foram transmitidas pela página do Facebook do APERS e tiveram duração média de 2 horas cada uma delas, contando ao total com mais de 13 mil pessoas alcançadas pelos vídeos e mais de 680 engajamentos nessa rede social, além de forte interação do público durante as transmissões. Agradecemos mais uma vez aos palestrantes, a todas e todos que se envolveram na organização do evento e ao público que nos brindou com sua presença virtual.

Print lives do Café da Tarde com o APERS: Diálogos sobre Arquivos e Humanidades Digitais

E para você que não pôde acompanhar a atividade, uma ótima notícia: as lives foram gravadas e já estão disponíveis no Facebook e em nosso canal no YouTube! Acesse a assista:

Para a mesa “Humanidades Digitais impactam a pesquisa em arquivos? Interfaces, limites e possibilidades”, com Renata Vieira (Ciência da Computação / Universidade de Évora  - Portugal), Thiago Lima Nicodemo (História / UNICAMP) e Jair Martins de Miranda (Arquivologia / UNIRIO), clique aqui.

Para a mesa “Ferramentas e metodologias para pesquisa em acervos digitais”, com Maria José Finatto (Linguística, Letras / UFRGS), Tiago Luis Gil (História / UnB) e Thiago Almeida Rodrigues Borges (Arquivista / Arquivo Histórico da Câmara dos Deputados), clique aqui.

Para a mesa “Arquivologia, História e Letras: diálogos em Humanidades Digitais”, com Bruno Leal Pastor de Carvalho (História / UnB e Café História), Idalete Maria Silva Dias (Mestrado em Humanidades Digitais e Letras / Universidade do Minho - Portugal) e Moisés Rockembach (Arquivologia / UFRGS), clique aqui.