Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

Exposição virtual “Caminhos dos Arquivos – Nossas Histórias, Nossas Heranças” | 9ª edição

Publicação:

Confira nossa 9ª edição dos “Caminhos dos Arquivos” para o site e demais mídias sociais do APERS. Hoje, postaremos os conteúdos dos parceiros Instituto Cultural Judaico Marc Chagall, Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul e o Instituto Histórico Geográfico do Rio Grande do Sul.

INSTITUTO CULTURAL JUDAICO MARC CHAGALL – É uma associação sem fins lucrativos que foi criado em Porto Alegre (Rio Grande do Sul, Brasil) em 25 de novembro de 1985, por um grupo de intelectuais e empresários judeus, para suprir a falta de uma entidade que divulgasse a cultura judaica de uma forma ampla. Por meio do seu Departamento de Documentação e Memória, o Instituto tem como objetivos tanto de favorecer o reconhecimento da identidade e o desenvolvimento de formas de expressão cultural da comunidade judaica brasileira quanto difundir a contribuição judaica para a cultura. Visa ainda estimular a realização de estudos e pesquisas sobre a comunidade judaica do Rio Grande do Sul e do Brasil, no que se refere às suas singularidades sociológicas e culturais, promovendo a preservação e a divulgação de material documental. Seus princípios norteadores são a preservação da memória da coletividade judaica no Rio Grande do Sul; o registro da sua presença na história deste estado, em especial a da imigração; a ênfase da contribuição dos judeus na educação, arte, ciência, esporte, comércio, serviços, indústria, serviço público e outras; a promoção do diálogo, propagando as ideias de multiculturalidade, tolerância religiosa e a luta contra o preconceito; e a divulgação dos valores éticos do judaísmo.

Endereço: Rua Gen. João Telles, nº 329 – 2º andar - Bom Fim - Porto Alegre/RS
Telefone: (51) 30194600 – ramal: 34 ou e-mail: icjmc@hotmail.com
Site: www.chagall.org.br - Facebook: @icjmcrs
Horário de Funcionamento: segunda a quinta-feira das 13h às 18h

Instituto Cultural Judaico Marc Chagall
Instituto Cultural Judaico Marc Chagall

INSTITUTO FEDERAL FARROUPULHA - CAMPUS SÃO VICENTE DO SUL - O instituto passou a contar com um repositório denominado Arquivo Permanente Digital (APD), cujo objetivo é disponibilizar a comunidade o acesso aos documentos permanentes produzidos e acumulados pela instituição, de forma a assegurar a transparência, a autenticidade e a confiabilidade das informações. O APD foi disponibilizado para a comunidade em março de 2019, mas seu processo de implantação iniciou em 2017, com a realização de testes nos softwares Atom e Archivematica. Nesta primeira fase, estão disponíveis portarias, ordens de serviço, atas de reunião e trabalhos de conclusão de curso. Segundo o arquivista Eduardo Miranda Feitoza, servidor do IF, "os softwares foram escolhidos por serem livres e por permitirem a preservação e o acesso a documentos digitais de longo prazo num ambiente confiável, autêntico e seguro". No 2º semestre de 2018, foi discutida a política de uso e iniciado o processo de submissão de documentos digitais no repositório. A previsão é de que todos os documentos permanentes da instituição passem a ser disponibilizados no APD. A gestão do conteúdo do Arquivo Permanente Digital é de responsabilidade da Unidade de Gestão de Documentos e a gestão do sistema de armazenamento é de responsabilidade da Coordenação de Tecnologia da Informação.

Endereço: Rua 20 de Setembro, nº 2616 – São Vicente do Sul/RS
Contato: (55) 3257-4117 ou e-mail: ugd.svs@iffarroupilha.edu.br
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 11h45min E das 13h15min às 17h.

Instituto Farroupinha São Vicente do Sul
Instituto Farroupinha São Vicente do Sul

IHGRGS - INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO SUL - instituição cultural privada, sem fins lucrativos, fundado em 05 de agosto de 1920, que tem como objetivo preservar a memória cultural do Rio Grande do Sul, Brasil. Possui custodia de acervos pessoais doados à instituição, assim como a documentação institucional.

Endereço: Rua Riachuelo, 1717 - Centro Histórico - Porto Alegre/RS
Contato: (51) 3224-3760 ou arquivoihgrgs@gmail.com
Site: www.ihgrgs.org.br - Facebook: @ihgrgs
Horário de Funcionamento: Terça a sexta-feira das 13h30min às 18h

Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul
Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul

Comentários

Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul