Exposição virtual “Caminhos dos Arquivos – Nossas Histórias, Nossas Heranças” | 11ª edição

Caminhos dos Arquivos | Nossas histórias, nossas heranças

“A cultura histórica tem o objetivo de manter viva a consciência que a sociedade humana tem do próprio passado, ou melhor, do seu presente, ou melhor, de si mesma.” (BENEDETTO CROCE)

Estamos em nossa décima primeira postagem dos “Caminhos dos Arquivos” para o Blog e demais mídias sociais do APERS. Hoje, compartilhamos infomrações a respeito do Memorial do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, do Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho, do Memorial Grupo Escoteiro Georg Black e do Museu do Trem de São Leopoldo.

Memorial do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul – O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul iniciou em final de 2004 um processo de organização e preservação da memória eleitoral e a criação da Comissão Gestora do Centro de Memória da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul, composta por servidores de diversas unidades da Instituição, com a atribuição de pesquisar e registrar a evolução do processo eleitoral gaúcho e brasileiro. Em 05 de dezembro de 2013, a Resolução n. 243 criou o Memorial da Justiça Eleitoral Gaúcha. A partir daí, o trabalho de organização e preservação da memória eleitoral deixa de ser atribuição de uma Comissão e passa a ter um caráter Institucional. Suas atribuições e regulamentação estão na Instrução Normativa TRE-RS P n. 34/2014, destacando-se os trabalhos de constituição do acervo documental e bibliográfico, recuperação e divulgação da memória sócio-histórica da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul e do Brasil, organização e promoção de eventos de ordem cultural, pedagógica e educacional, como seminários, conferências e exposições, entre outras atividades.

Endereço: Rua Duque de Caxias, 350 - Bairro: Centro Histórico  - Porto Alegre/RS

Contatos: (51) 3294.8369  |  memorial@tre-rs.jus.br

Site  |  Facebook

Horário de Funcionamento: das 12h às 19h

Atividade do Memorial do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul

Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho - Um belo casarão do século XIX abriga parte da história da Capital gaúcha. Com a missão de organizar, guardar e conservar cerca de um milhão e quinhentos mil documentos, datados desde 1764, o Arquivo Histórico de Porto Alegre investe também na educação patrimonial, fundamental para que a comunidade faça parte da grande tarefa de preservar sua memória. O Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho é órgão da Prefeitura de Porto Alegre, sob a administração da Secretaria da Cultura.

Endereço: Av. Bento Gonçalves, 1129 - Bairro Santo Antônio – Porto Alegre/RS

Contatos: (51) 3289.8278 / 3289.8282 | atendimentoah@smc.prefpoa.com.br

Site  |  Facebook

Horário de Funcionamento: de 2ª a 6ª feira - das 08:30 às 17:30, sem fechar ao meio dia

Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho

Memorial Grupo Escoteiro Georg Black -  É um espaço destinado à apresentação da história do grupo escoteiro mais antigo do Brasil, em atividade, objetivando a preservação e a difusão de seu acervo físico e digital. Georg Black foi uma figura extraordinária, que teve sua trajetória de vida mesclada à ginástica e ao movimento escoteiro. Considerado o precursor da Educação Física e dos Esportes no Estado do Rio Grande do Sul, como também o iniciador do escotismo gaúcho.

Endereço: R. Barão do Cotegipe, 415 - São João – Porto Alegre/RS

Contatos: (51) 9969-93121  |  memorialgegeorgblack@gmail.com

Site  |   Facebook

Horário de Funcionamento: sábado das 14h – 18h

Memorial Grupo Escoteiro Georg Black

Museu do Trem de São Leopoldo - O Museu do Trem de São Leopoldo/RS, Centro de Preservação da História Ferroviária do Rio Grande do Sul, é o principal equipamento público na temática ferroviária em toda a região sul do Brasil. Responsável pela preservação e cuidado da primeira estação ferroviária construída no Estado, possui em suas dependências a salvaguarda de parte do acervo da extinta Viação Férrea do Rio Grande do Sul (VFRGS)/Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA). O acervo da instituição está sob a guarda do IPHAN e aos cuidados da Prefeitura Municipal de São Leopoldo.

Endereço: Rua Lindolfo Collor, 40 – Centro - São Leopoldo/RS

Contatos: (51) 3591-8853 | museudotrem@sãoleopoldo.rs.gov.br

Site |  Facebook

Horário de Funcionamento: de 3ª a 6ª feira das 08:00 às 18h, sábados, domingos e feriados das 14 às 18h