Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

Café da tarde com o APERS: lançamento de livro sobre o Príncipe Custódio

Publicação:

Café da Tarde logo
Fonte: Ascom

Na próxima terça-feira (20) ocorre uma nova edição dos debates promovidos pelo Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul com o selo Café da Tarde com o APERS. Para Rodrigo Weimer, historiador do APERS, “o Café da Tarde com o APERS é um importante espaço de debate de temas relevantes sobre história e arquivística e de divulgação de atividades do Arquivo Público nas mesmas áreas”.

Esta edição tem como tema o lançamento do livro No refluxo dos retornados, sobre o príncipe Custódio, com a participação dos dois autores - Jovani de Souza Scherer e Rodrigo de Azevedo Weimer – e mediação de Caroline Acco Baseggio, historiadora do APERS.

Cafe apers abril
Ilustração: Ascom

Custódio Joaquim de Almeida se tornou uma referência cultural e religiosa tanto para a comunidade negra como para líderes políticos gaúchos. A obra atualiza a biografia controversa desta figura emblemática graças ao acesso a três documentos inéditos localizados no Arquivo Público.  “O Livro 'No refluxo dos retornados', além de apresentar uma nova abordagem sobre a trajetória de Custódio Joaquim de Almeida, convida a conhecer e analisar seus documentos, o que potencialmente ampliará ainda mais o conhecimento sobre essa importante personagem histórica de Porto Alegre”, analisa Jovani Scherer, um dos autores da obra.

O debate será transmitido como live na página do Facebook do APERS, às 14h e não necessita de inscrição prévia.  

Confirme sua participação no evento na página desta edição do Café da Tarde com o APERS . 

Para outras informações contate divulga-apers@planejamento.rs.gov.br

Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul