Arquivo Público do RS celebra aniversário de 120 anos com três dias de programação
Atividades ocorrem ente 11 e 13 de março, com palestras e lançamentos
Publicação:
Por Felipe Michalski, Ascom/SPGG - Edição Divulga APERS
O Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS), vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), comemora 120 anos de fundação no dia 8 de março. Para celebrar a data histórica, a instituição preparou uma programação especial de três dias, entre 11 e 13 de março, reunindo atividades voltadas à memória, à cidadania e ao papel dos arquivos na administração pública e na sociedade.
A abertura das comemorações acontece no dia 11 de março, no pátio do APERS, às 18h30min, com um evento alusivo ao aniversário da instituição. A programação inclui manifestações institucionais que destacam a trajetória do Arquivo Público ao longo de mais de um século, marcando sua atuação na preservação do patrimônio documental do Estado. Na ocasião, será lançada a exposição virtual "Documentos, histórias e memórias: 120 anos do APERS".
No mesmo dia e local, a Federação de Coros do Rio Grande do Sul (FECORS) fará apresentação musical no pátio da APERS. O encontro do dia 11 será encerrado com um momento de confraternização aberto a servidores, arquivistas, pesquisadores, gestores, historiadores e público em geral.
No dia 12 de março, das 10h às 12h, no auditório do APERS, será realizada a Mobilização para a Conferência Estadual de Arquivos, por meio da mesa-redonda "Conferência Estadual de Arquivos: memórias e perspectivas", inserida na programação comemorativa dos 120 anos da instituição. A atividade integra a etapa preparatória da II Conferência Nacional de Arquivos (CNArq) e tem como eixo o tema “Arquivos: agentes da cidadania e da democracia”.
A mesa-redonda contará com mediação de Leide Mota de Andrade e participação dos palestrantes Clara Marli Scherer Kurtz e Vinícius Mitto Navarro. O encontro é aberto a profissionais da área, estudantes, servidores públicos, gestores e demais interessados, constituindo espaço de diálogo e reflexão sobre o papel dos arquivos na consolidação da cidadania, da democracia e das políticas públicas arquivísticas.
A programação se encerra no dia 13 de março com duas atividades. Às 14 horas, haverá palestra que terá como tema o protagonismo das instituições arquivísticas no desenvolvimento e execução das políticas públicas. A atividade ocorre no Auditório Marcos Justo Tramontini e será ministrada pela professora Clarissa Moreira dos Santos Schmidt, Professora associada no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense - UFF.
Às 16 horas, as comemorações alusivas aos 120 anos do Arquivo Público encerram com o lançamento do livro “O Arquivo e a Cidade: Arquivo Público do Estado do RS – 1906–2026”. A obra resgata a trajetória histórica do APERS ao longo de mais de um século.
Conferência Estadual de Arquivos
A Conferência Estadual de Arquivos será realizada nos dias 07 e 08 de abril de 2026, nos auditórios da FABICO/UFRGS, e integra o processo preparatório da II Conferência Nacional de Arquivos (2ª CNArq). Para acompanhar a programação completa, as próximas etapas e demais informações sobre a Conferência, siga acompanhando as redes sociais e o site do APERS, que serão atualizados periodicamente.