Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

Projeto Documentando a experiência da COVID-19 no Rio Grande do Sul

Você vive a história em tempo real. Colabore para registrá-la.

Banner Documentando a experiência da COVID-19 no Rio Grande do Sul

Você vive a história em tempo real. Já parou para pensar sobre como ela é registrada? Como você está registrando o momento atual, marcado pela pandemia de COVID-19?

Com o avanço do contágio por Coronavírus e o isolamento social, estamos vivendo um momento marcante para a humanidade. Ainda que a crise tenha uma dimensão global, ela pode assumir características diferentes em cada região, país ou mesmo para cada pessoa. Pensando em questões como essas e considerando a responsabilidade histórica que se coloca para com a memória desse período, construímos o projeto “Documentando a experiência da COVID-19 no Rio Grande do Sul”, com o objetivo de documentar e preservar registros sobre esse período para futuras análises de pesquisadores(as) e interessados/as em geral. Trata-se de uma ação coletiva, interinstitucional e interdisciplinar para recolhimento e difusão de registros sobre o cotidiano e a experiência subjetiva da pandemia em nosso estado, que dialoga com iniciativas similares levadas adiante em diferentes lugares do mundo. Ele desdobra-se em dois eixos principais:

  • Preenchimento espontâneo de formulário online: a muitas mãos desenvolvemos um formulário abrangente e sensível, por meio do qual você pode registrar sua vivência respondendo a perguntas sobre saúde, emprego e renda, impactos sociais e emocionais da pandemia e do isolamento social. Ele permite, ainda, que você compartilhe alguns de seus registros cotidianos, como fotos, músicas, escritos em diários, etc. Para isso, basta anexar documentos em pdf, imagem ou áudio. Essa opção aparece ao final da resposta ao formulário. Sua contribuição será muito valiosa!

11220109-formulario-menor.png

Caso prefira contribuir compartilhando arquivos sem preencher o formulário principal, clique aqui. Para isso, você precisará estar logado por uma conta Google.

  • Realização de entrevistas de História Oral: a partir de roteiros dirigidos a públicos específicos, as instituições envolvidas no projeto realizarão entrevistas buscando captar experiências de agentes públicos, estudantes, professores, profissionais da saúde e dos serviços essenciais, entre outras. Enquanto durar a pandemia e as regras de isolamento social, a ação será executada preferencialmente por meio de ferramentas online, e sempre respeitando as orientações das autoridades competentes. Os áudios e vídeos oriundos desse trabalho serão integralmente acessíveis ao público, em links centralizados por essa página. O trabalho está apenas começando! Para conhecer o perfil de público entrevistados em cada instituição, clique aqui.

Parcerias ou dúvidas? Escreva para documentandoacovidrs@gmail.com

Acesse as fontes produzidas pelo Projeto:

Em breve você poderá acessar aqui as respostas recebidas a partir do preenchimento do formulário online. Elas serão disponibilizadas individualmente, em pdf , e conjuntamente, em uma planilha, que permitirá aos pesquisadores e pesquisadoras cruzar dados e construir análises. Será sempre respeitado o sigilo dos nomes nos casos em que for solicitado. 

Este espaço será atualizado conforme o desenvolvimento do projeto na diversas instituições, de modo a viabilizar o acesso às entrevistas de História Oral realizadas. Isso se dará após tratamento técnico das mesmas e de acordo com os prazos de publicação estabelecidos pelos(as) entrevistados(as).

  • Arquivo Público do Estado do RS: para acessar as entrevistas realizadas pela equipe do APERS com gestores públicos diretamente envolvidos no combate à pandemia no estado e com servidores do Poder Executivo estadual, clique aqui (Canal YouTube Arquivo Público RS).
  • Instituto Federal Rio Grande do Sul: para acessar as entrevistas realizadas pela equipe do IFRS com docentes, técnicos, discentes e dirigentes do Instituto, no âmbito do projeto institucional "Experiências da Comunidade do IFRS durante a Pandemia de Covid-19", clique aqui (Canal YouTube Núcleo de Memória do IFRS).
  • Museu de História da Medicina: para acessar as entrevistas realizadas pela equipe do MUHM com médicos jovens (que estavam na linha de frente de atendimento), médicos mais velhos (que precisaram ser afastados de suas funções por estarem nos grupos de risco e passaram pela adaptação a novas formas de exercer a profissão), estudantes de medicina de diversas universidades e com pessoas que tiveram Covid-19, clique aqui. (Canal YouTube Museu de História da Medicina MUHM).
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Para acessar as entrevistas realizadas pela equipe da UFRGS (NPH e REPHO), com estudantes de baixa renda e seus familiares, clique aqui (Canal Youtube REPHO) ou aqui (site REPHO).
  • Universidade Federal do Pampa: para acessar as entrevistas realizadas pela equipe da UNIPAMPA com estudantes, docentes, técnicos(as) da Universidade e membros de movimentos sociais da região, clique aqui (Canal YouTube do Projeto na UNIPAMPA).
Logos Instituções Parceiras - Projeto Documentando a Covid-19 no RS

Campanha de divulgação:

Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul