* Certidões de Nascimento
 * Certidões de Casamento
 * Certidões de Óbito
 * Outros Documentos
Apresentação......................................................

O Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul - APERS, Departamento da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos, é constituído pelas: Divisão de Documentação, Divisão de Pesquisa e Projetos e Seção de Apoio Administrativo.

A partir desta estrutura são desenvolvidos serviços diversos com o objetivo precípuo da guarda, manutenção e disponibilização do acervo, a fim de que a comunidade tenha um acesso rápido e facilitado aos documentos.Isto tudo demanda atividades que vão desde a recuperação e encadernação de documentos; disponibilização de sala de microfilme de segurança; elaboração de instrumentos de pesquisa; organização e descrição de acervos; informatização; estudos históricos; além de atendimento ao cidadão e aos pesquisadores.

O APERS é, ainda, responsável pela implantação de políticas arquivísticas no Estado, como órgão de Coordenação do Sistema de Arquivo do Estado - SIARQ/RS.










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Sistema de Arquivos
do Estado do Rio Grande do Sul

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Sistema de Administração
de Arquivos Públicos

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--------------------------- PROJETO DOCUMENTOS DA ESCRAVIDÃO NO RS

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Apoio:
Ministério da Cultura